segunda-feira, 8 de julho de 2013

...

O jornal “El Pais” garante que Bruxelas está a preparar "uma segunda linha de ajuda preventiva a Portugal, meios para contornar eventuais dificuldades de financiamento em 2014”.
É o que se lê na edição desta segunda-feira do diário espanhol, que cita duas fontes comunitárias. De acordo com a notícia, o resgate será “brando” e sem a participação do Fundo Monetário Internacional.
Ao que avança o "El País", a ideia é prevenir um cenário em que Portugal sinta dificuldade em financiar-se nos mercados, em meados do próximo ano, quando terminar o actual resgate da “troika”.
A notícia fala de uma "linha de crédito de precaução", que Bruxelas já terá começado a negociar com Lisboa. O dinheiro extra, a confirmar-se, chegará do Mecanismo Europeu de Estabilidade.
Ao que se lê nesta notícia, o tal "resgate brando" irá implicar mais cortes. Ainda assim, conclui, as medidas de austeridade que se desenham serão menos exigentes do que as aplicadas, até ao momento. Uma ajuda que deverá ser interpretada - também - como um sinal de que a União não deixará cair um país que chegou aos limites da austeridade".